Dourado mostra seu treino na Revista Muscle in Form – Treinamento Funcional

Marcelo Dourado é capa da edição 63 da Revista Muscle in Form que já está nas bancas.

.

A capa está linda  e  na matéria ele fala sobre sua adesão ao Treinamento Funcional. (Leia mais abaixo sobre isso)

.

A capa ficou linda!!!

capa

Saiba o que é Treinamento Funcional

(fiquei curiosa ao ver Marcelo Dourado na capa da revista e pesquisei)

O treinamento funcional, também conhecido como treinamento proprioceptivo, é considerado o treinamento da moda pela mídia e aclamado por alguns profissionais como uma nova tendência em fitness.

bola1 

Embora muitos digam que esse método de treinamento tenha sido criado nos Estados Unidos, o Professor Educador físico e Personal trainer,  CHRISTIANO ROCHA, diz que essa modalidade de treinamento não é nenhuma novidade. Segundo ele, algumas das metodologias que integram essa filosofia como, por exemplo, o Kettlebell Training, já existe desde a Idade Moderna (Séculos XV-XVIII).

O treinamento funcional é um método de treinamento que se baseia na instabilidade mecânica para gerar estímulo e equilíbrio.

Através do desenvolvimento das habilidades biomotoras (força, resistência, coordenação, flexibilidade e velocidade), aprimora tanto a postura estática (quando estamos parados) quanto a postura dinâmica (quando estamos em movimento). Trabalha também com os músculos sinergistas (auxiliares) dos movimentos e os estabilizadores das articulações.

Este tem como objetivo preparar melhor o corpo de uma forma integrada, trabalhando componentes neurológicos como equilíbrio e propriocepção que são importantíssimos para o dia a dia do indivíduo.

O treinamento funcional é considerado por alguns, uma metáfora da própria vida. Uma exigência motora e muscular que o treinamento convencional de musculação não proporciona por trabalhar a musculatura de forma isolada.

A idéia do treinamento proprioceptivo, diferente de como vem sendo citado pela mídia, não é a substituição do treinamento convencional, mas sim um aliado ou uma proposta complementar de trabalho tanto estético, funcional e desportivo.

bola5 Os exercícios são feitos em cima de bases instáveis, como bolas, pranchas, bastões e outros materiais, tornando-se menos monótonos e bem eficientes, apresentando resultados bastante satisfatórios, tanto na parte postural quanto na parte estética, devido ao alto grau de exigência neuromuscular gerado pela variabilidade de movimentos não lineares e alto gasto calórico gerado pelo treinamento.

Esta proposta de treinamento passou a ser mais explorada devido à análise de algumas carências geradas pela musculação. O treinamento convencional gera indivíduos hipertrofiados e fortes, mas somente para forças específicas exigidas nos exercícios da musculação.  A proposta do treinamento funcional, é gerar indivíduos fortes, ágeis com bastante equilíbrio e coordenação, para as atividades como um todo, além de gerar um elevado gasto calórico.

O profissional que deseja trabalhar com o treinamento funcional deve ser bem qualificado, possuir experiência e um bom conhecimento em biomecânica para realizar uma prescrição adequada de exercícios funcionais de forma segura e eficiente. (Fonte: Requisito Tecnologia)

Resumindo… por Thiago Carneiro - Educador Físico do Instituto Aica

.

dgrfpc5r_9f8thjtg6_b

O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Esses são alguns dos muitos benefícios do método:

  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
  • Melhoria da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Diminuição da incidência de lesão;
  • Melhora do desempenho atlético;
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora da força, coordenação motora;
  • Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
  • Melhora da lateralidade corporal;
  • Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
  • Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.

E para encerrar…

Em minha pesquisa para saber o que é Treinamento Funcional, li  também no site da Revista Veja Especial Saúde & Forma Física, que:

bola3a Um único exercício é capaz de trabalhar a maioria dos músculos do corpo. Não importa o grupo que se priorize, cada série de movimentos sobre a bola mobiliza 70% de toda a musculatura. E mais: 45 minutos de treinamento funcional queimam, em média, 50% mais calorias do que uma sessão de musculação nos moldes tradicionais. O treino fica mais puxado por causa do esforço que o aluno tem de fazer para se equilibrar sobre a bola. Esse tipo de exercício desenvolve ainda a coordenação motora, a postura e, obviamente, o equilíbrio.

Visite o site da Veja Saúde & Boa Forma e veja mais informações.

glitterdivider-5

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

1 comentários:

  1. como dourado e bonito!!!!!e tem um bonito coraçao
    parabens,continue ajudando ao proximo, bjsss

    ResponderExcluir

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!