Perversidade contra a Rede Globo e o Criança Esperança 2011

Hoje estou postando um e-mail que recebi de um amigo querido e, como concordo plenamente com ele, pedi sua autorização para postar o artigo na íntegra. É um pouco longo, mas vale à pena. Leiam e comentem.

.

Perversidade!

.

Contra a Rede Globo e o Criança Esperança 2011

.

 

 Todo ano eu escrevo esta matéria, defendendo a Rede Globo, porque todo ano também, quando é aberta a campanha do Criança Esperança, pela nossa maior Rede de Televisão, o mau caratismo de alguns entra em ação e começa a circular, pela internet, uma denúncia mentirosa e ridícula, de autoria de alguém que não se identifica nunca, certamente porque não assume responsabilidade sobre o que denuncia, haja vista que se assumisse seria intimado a confirmar a denúncia na Justiça, o que não conseguiria nunca, e seria processado por calúnia.

A internet, uma das mais extraordinárias tecnologias que o homem já teve conhecimento, é usada para muitas coisas boas: reencontrar amigos, pesquisas, informações em geral e inúmeras utilidades que milhões de brasileiros conhecem; todavia é, também, utilizada para muita gente descarregar as suas mágoas, frustrações, neuroses e incompetências. Uns se dão ao trabalho de criarem vírus para destruir o prazer de outros em usar o computador, outros promovem difamações, calúnias, mentiras e ofensas.

Por ser um correio praticamente gratuito e facílimo de ser usado, a hora que queremos, muitas pessoas esquecem o bom senso (se é que tem algum) transmitindo e retransmitindo tudo o que aparece em seus computadores.

E nessa onda encontramos matérias com assinaturas do João Ubaldo, do Paulo Coelho, do Arnaldo Jabor... que nunca foram escritas por nenhum deles.

Há vários anos circula uma tal mensagem comunicando uma suposta demissão do meu amigo Alexandre Garcia, da Rede Globo, por "pressão" do Lula, coisa que nunca aconteceu. Lamentável é que pessoas bobas ou ingênuas vivem a retransmitir essas bobagens, mesmo o Brasil inteiro continuando a ver o referido jornalista nos programas em que sempre esteve na mesma emissora, prestigiado como sempre, falando com a mesma veemência e ética jornalística que o caracterizou. Ele continua firme no "Espaço Aberto" da Globo News e em vários momentos apresenta, inclusive, o Jornal Nacional, que é visto por milhões de brasileiros.

Pode até ser que um dia ele deixe de trabalhar lá, mas, pelo nível de jornalista que é, pela sua seriedade, caráter e competência, duvido muito que a Globo o dispensaria. Ela não é besta.

Outra bobagem fala também de uma suposta demissão do Arnaldo Jabor da CBN e afastamento da Globo, também por "ordem" do Lula, coisa que também nunca aconteceu, o Jabor continua mostrando a cara todos os dias nos jornalísticos da emissora e mais firme do que nunca como a maior estrela da CBN, falando com a mesma veemência, baixando o cacete com o seu inconfundível estilo.

O pior de tudo é que muita gente, mesmo pessoas amigas, responsáveis e até boas, obviamente indignadas também com a interminável safadeza política da Nação, sai retransmitindo tudo o que recebe, sem se dar ao trabalho de analisar criteriosamente, procurando checar a fonte da informação e a autenticidade do fato, como esses casos do Alexandre Garcia e Arnaldo Jabor que o Brasil inteiro vê, todos os dias, na tela da nossa maior rede de televisão.

Eu, por exemplo, jogo no lixo tudo o que me mandam, como se fosse de autoria do Jabor, porque, em respeito à minha inteligência, por gostar do estilo dele, vou direto na fonte, ou seja, no site da rádio CBN: www.cbn.com.br, onde posso ouvir o que realmente é de autoria dele. Jamais abro mão de procurar ir direto nas fontes.

.

Mas o que querem é atacar a Globo

.

O grande alvo dos ataques, nestes dias, é a Rede Globo com o seu Criança Esperança, na retransmissão interminável de uma mensagem que circula há mais de 6 anos, (só eu, recebi mais de 100 e-mails sobre o mesmo assunto nas últimas 24 horas), com um boato absurdo que criaram, dando conta de que a Globo declara, no imposto de renda, que fez doação para o referido projeto de um dinheiro que nunca foi dela e sim do público, a fim de obter isenções.

Todos nós devemos protestar sim, destemidamente, contra todos os absurdos, as sem-vergonhices e as safadezas que são praticadas em nosso país e usarmos, sim, este poderoso instrumento chamado internet para que os canalhas, sobretudo do mundo político, saibam que nem todo mundo é idiota.

Mas daí a passarmos atestados de bobos, para nós mesmos, outorgados pela universidade dos imbecis, servindo-nos de instrumentos para transmitirmos e retransmitirmos mensagens maldosas, mentirosas, levianas e sujas, para atender a interesses de pessoas de mau caráter, doentes do espírito, frustradas e possuidoras de variados tipos de problemas relacionados pela Psicologia, há uma diferença grande.

.

Sobre a Rede Globo

.

image Eu não estou aqui santificando a Rede Globo, porque também já mandei vários e-mails para ela, exercendo o meu papel de telespectador atento e responsável, protestando contra algumas coisas veiculadas em sua programação e em seu jornalismo, sobretudo em uma determinada ocasião em que a cada dez notícias do Jornal Nacional, nove eram tragédias. Parece mentira minha, mas o mesmo jornal do dia seguinte veio uma beleza. Mas isto foi há três anos, hoje voltou o excesso de notícias ruins, principalmente nos primeiros jornais da manhã. É uma pena que a maioria dos jornalistas vêem o jornalismo como sinônimo de violência, desgraça e coisa ruim de um modo geral.

Já protestei contra o Fantástico em um momento que caiu demais a qualidade e quando colocaram determinado elemento, também movido por ódio e preconceito religioso, para falar mentiras acerca de um assunto que eu domino bem e sei que ele estava mentindo e falando bobagens. Eles me mandaram e-mails agradecendo pela crítica e chegaram a me telefonar. Sugeri nomes para que a emissora entrevistasse e, sem que eu tenha qualquer prestígio lá, quinze dias depois estava ela entrevistando sobre o mesmo assunto uma das pessoas indicadas por mim, até mesmo fazendo um Globo Repórter.

Fiz a crítica dura, sim, fui bastante contundente, mas jamais leviano.

Mas deixar de reconhecer o espetáculo que ela realmente é, em termos de qualidade técnica e artística, é demais.

.

Sobre o Criança Esperança

.

O Criança Esperança é uma realidade no Brasil inteiro. Aqui em São Paulo, perto da minha casa, o espaço Criança Esperança é enorme, uma beleza e só não vê quem é cego ou não quer mesmo ver.

A Rede Globo nunca declarou imposto de renda com artimanhas de contador, utilizando a arrecadação do Criança Esperança como doação sua, a fim de beneficiar-se com deduções no imposto de renda, conforme diz essa leviana mensagem, porque isto é impossível. Não se pode deduzir do imposto de renda esse tipo de operação, conforme qualquer um pode constatar junto a qualquer contador. Esta afirmativa dos e-mails é uma mentira muito mal construída e de tremendo mau gosto.

Ela nem pega no dinheiro porque todas as doações vão diretamente para conta da UNESCO que é quem, de fato, administra todo o dinheiro, nas suas obras que, queiram ou não, são realidades. E outra coisa: não existe nenhum laranja dentro da UNESCO, que é uma instituição muito grande e respeitada.

Muito pelo contrário, a Globo tem uma despesa enorme com a realização da campanha e do grande show que faz, porque paga os cachês dos artistas normalmente, paga os operadores de câmeras, de som, iluminadores... a técnica de um modo geral, aluguel de espaço físico, toda a infra estrutura montada e ainda perde dinheiro porque deixa de veicular publicidade paga em seus espaços, por ter que ocupá-los com a campanha. Só mesmo quem entende de televisão para dimensionar o tamanho desta perda.

E tem mais uma coisa:

Ela não pede para a UNESCO lhe repassar o valor correspondente as despesas que tem, mesmo sendo justa esta reivindicação, ficando apenas com o saldo para ser aplicado nas obras das crianças, muito pelo contrário, o que o povo doa fica integralmente com a UNESCO.

Aproveito para anexar, aqui, um documento emitido pela própria UNESCO:

Representação da UNESCO no Brasil

Esclarecimentos sobre a campanha Criança Esperança

.

Em virtude de mensagens que circulam na internet com falsas informações sobre o Criança Esperança, a UNESCO esclarece que:

.

1. As doações para o Criança Esperança são diretamente depositadas em conta administrada pela UNESCO, que destina esses recursos única e exclusivamente para projetos sociais implementados no Brasil. Nenhuma doação do Criança Esperança passa pela Rede Globo.

.

2. Por se tratar de uma agência das Nações Unidas, doações para a UNESCO não são dedutíveis no Imposto de Renda, que veta supressão de contribuições feitas a organismos internacionais. Dessa forma, é inverídica a suposição de que a Rede Globo obtém benefícios fiscais com a campanha Criança Esperança. A Rede Globo, assim como a UNESCO, não se beneficia de qualquer recurso de abatimento fiscal em função do Criança Esperança.

.

3. Todo ano, por meio do jornalismo e da grade de programação da emissora, a Rede Globo e a UNESCO divulgam para a sociedade o trabalho realizado pelos projetos sociais que recebem recursos da campanha Criança Esperança. A lista completa dessas iniciativas está neste site, bem como informações gerais a respeito do projeto.

.

A UNESCO lamenta que pessoas ou grupos propagem informações falsas para prejudicar um projeto que se destina a beneficiar, com recursos e exposição de temas, um dos mais sensíveis e vulneráveis segmentos de nossa sociedade. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos milhares de brasileiros que há 23 anos contribuem com o Criança Esperança, permitindo que até hoje se tenham destinado recursos para apoiar mais de cinco mil projetos sociais.

.

UNESCO no Brasil:

SAS Quadra 5, Lote 6, Ed. CNPq/IBICT/UNESCO 9o andar.
Brasília - DF
Brasil
www.unesco.org.br

.

Sei que alguns amigos que, tenho certeza, gostam de mim mas não toleram a Globo, vão questionar este meu manifesto, como já fizeram nos anos anteriores, mas não posso ser omisso diante de um absurdo deste, uma injustiça tão sem vergonha como esta.

Diante do exposto, quero sugerir a vários outros que normalmente não odeiam a Globo mas estão se deixando levar por essa onda de boatos para que não abandonem a disposição de criticar a referida emissora, bem como a todos os demais órgãos de imprensa; mas que as críticas sejam feitas apenas quando de fato eles cometerem equívocos, deslizes jornalísticos, algum tipo de apelo absurdo... ao mesmo tempo que tenhamos disposição para elogiá-los também quando eles acertam.

A retransmissão desses emails idiotas só servem para atender aos interesses de bandidos da internet, causando congestionamento de tráfego e expondo os emails das pessoas para esses safados alimentarem as suas listas de SPAN.

.

Os ódios contra a Globo

.

Quem estuda o comportamental humano não tem dificuldade nenhuma em entender esses ódios que determinadas pessoas tem contra a Rede Globo, posto que, há milênios, muitos serem humanos já trazem em si a disposição de reagirem e ter ódio contra quem é bom, eficiente e faz sucesso de alguma forma.

Não há um caso, sequer, de uma criatura que, em toda a história da humanidade, tenha sido boa ou feito algo de destaque, além do que faz o homem comum, que não tenha sido vítima do ódio de pessoas outras e muitas vezes até destruídas por ela. Sócrates assassinado, Gandhi assassinado, Jesus assassinado... muitos assassinados pelo descontrole da incompetência humana.

Quantas e quantas pessoas você já não ouviu dizer coisa do tipo: "Odeio a Xuxa", "odeio o Ronaldinho", "Odeio o Romário", "Odeio o Agnaldo Timóteo", "Odeio a Cláudia Leite"... Existe comunidade no Orkut de gente que Odeia a Sandy!!! Como é que pode alguém odiar uma menina daquela, que é super meiga, tranqüila, de bem com a vida e que não faz nada ou diz nada que possa agredir a quem quer que seja?

É quando você questiona:

- "Fulana, você, por acaso, conhece esse artista que diz tanto odiar?"

Invariavelmente a pessoa vai ficar p. da vida, contigo, porque vai sentir que você está tocando numa sua ferida moral, e vai soltar os cachorros.

A causa disto só tem uma explicação: INVEJA.

Toda e qualquer justificativa que encontram para explicar esse tipo de ódio, é uma forma de pedir SOCORRO para as dores que sente, visto a sua dificuldade em assumir a sua condição de doente. Eu não quero que as pessoas percebam que eu sou um frustrado, um recalcado, uma pessoa que não sabe cantar, não sabe declamar, jogar futebol, tocar piano, pintar, fazer uma boa palestra, ser a professora do colégio que todo o colégio aplaude, ser o padre cujas missas lotam a igreja, o médico cujo consultório vive lotado, o advogado que é respeitado por juízes nos fóruns, sem necessidade de viver defendendo ladrões e bandidos... enfim, não sei fazer nada que seja destaque nem na minha casa, quanto mais que seja sucesso nacional.

Daí passo a me manifestar, de alguma forma, contra aqueles que tem a competência que eu não tenho.

Sobre a Globo, mais especificamente, você vai encontrar aqueles radicais esquerdistas a dizer que ela é comprada pelas "elites" e que faz de tudo para derrubar o governo do PT, como sempre disseram que ela fez de tudo para derrubar o Lula. Já os direitistas extremistas, já dizem sempre o contrário: que ela é comprada pelo PT, que o Lula lhe deu bilhões, do BNDES, para encobrir escândalos do seu governo, enfim, sempre inventam alguma coisa para atingir a sua imagem, como esse monte de palhaços que, há anos, mantém essa campanha ridícula para prejudicar a campanha do Criança Esperança.

De vez em quando alguns mandam uns tais relatórios, que são verdadeiras subestimas à inteligência dos outros, quando acusam a emissora de ter participado e apoiado o regime de ditadura, no tempo de governos militares, chegando ao ridículo de querer envolvê-la com as torturas e as práticas de violências que foram praticadas pelos segmentos militares monstruosos, e não todos os militares, com objetivos de colocá-la como verdadeira filial do inferno.

Qual o órgão de imprensa, naquele tempo, teria coragem de bater de frente com um regime daquele, onde a minoria de monstros inseridos nas forças armadas ameaçavam, torturavam e matavam até coronéis do próprio Exército, que se manifestassem contra o regime?

Outro dia eu discutia com um desses "arautos do patriotismo absoluto", que tem um ódio extremo da Globo, de TODOS os militares e de todo mundo que não comunga com as suas idéias, dizendo pra ele:

- "Eu gostaria de poder retornar no tempo, tendo você, com a mesma idade que está hoje, dono de uma grande rede de televisão nacional, naquele tempo na condição de um homem bem rico. Eu queria ver a sua cara, como seria a sua postura em relação aos governos. Queria ver se a sua esposa também não iria querer gozar dos prestígios e se você iria abrir mão das influências que tal posição se insere".

É quando complemento com uma pergunta:

- "Você, no lugar do doutor Roberto Marinho, importaria tanques de guerra e mísseis para enfrentar o exército que estava no poder? A sua inteligência seria capaz de encontrar alguma solução para o problema que o país vivia na época?".

A realidade é que tem muita gente neste país que pensa que todo mundo é besta e portador de mente atrofiada.

.

A Globo é uma imoralidade! uma vergonha para a família brasileira!

.

Até parece que a família brasileira é aquela perfeição moral, exemplo de harmonia, bons costumes, boas educações, ética, respeito e consideração entre os seus membros dentro de casa.

Dispamo-nos do radicalismo e observemos a programação da

 Globo, da abertura ao encerramento.

No começo da manhã ela oferece para o país a maior e mais eficiente sala de aula que o brasileiro dispõe, com um nível de didática e ilustração que o MEC nem sonha em ter. As suas aulas de primeiro e segundo grau, além de serem transmitidas pelas emissoras da sua rede, são transmitidas também pelas mais de quinhentas emissoras católicas da "Rede Vida" e pelas incontáveis emissoras que retransmitem as TVs Educativa do Rio e Cultura de São Paulo. DE GRAÇA, acessível a todo mundo e não apenas a quem tem televisão por assinatura.

Só não vê quem é cego ou finge que não vê.

.

Depois começam os jornalismos regionais, esses sim, carregados de notícias violentas que não dá para entender porque os jornalistas gostam tanto de mostrar desgraças.

Aí vem o programa da Ana Maria Braga que é um doce, para as pessoas, sempre trazendo informações úteis e interessantes. Em seguida vem o "Bem Estar", aquele programa das dez da manhã, que tem sido de uma utilidade pública impressionante para a saúde das pessoas. Não é possível que esses críticos não vejam.

A novelinha de final de tarde, "Malhação", traz, de fato, alguns personagens jovens adolescentes rebeldes e de mau caráter. Mas sempre é conduzida com proposta educativa, fazendo o adolescente telespectador entender que não vale a pena viver fora dos padrões de moralidade, ética, honestidade e respeito humano. Sempre tem os adultos educadores e conselheiros no bem.

"Telecurso Profissionalizante", "Telecurso Ensino Médio", "Telecurso Ensino Fundamental", "Globo Ecologia", "Globo Ciência", "Globo Educação", "Globo Universidade", "Ação", "Globo Mar", "Globo Comunidade", "Pequenas Empresas Grandes Negócios", "Globo Rural", "Globo Repórter".

Não existe outra grande rede de televisão, no mundo, que oferece um leque tão grande de programação verdadeiramente educativa, e com qualidade. Será que essa gente não vê isto?

Como é que alguém pode dizer que esta emissora é uma vergonha para a família brasileira?

Vejamos as programações das outras emissoras e procure saber se existe alguma que tem pelo menos um décimo do que a Globo produz em programação educativa e voltada para a saúde e a orientação do telespectador?

Até o espaço destinado à religião, na Globo, o programa "Sagrado", é o mais sensato e absolutamente imparcial que existe na televisão brasileira. Todas as religiões tem o mesmo direito: católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, candomblecistas, muçulmanos, budistas, judaísmo... Gente, qual é a outra rede de televisão que faz isto?

E ainda tem a vigilância total em cima das safadezas que são feitas no Brasil, principalmente as corrupções, que nenhuma outra emissora denuncia o quanto ela e a revista VEJA.

Como é que alguém pode dizer que é uma imoralidade.

.

Mas é fácil identificar essa suposta "imoralidade"

.

A explicação está no campo da Psicologia. Freud aborda este problema, mas vamos tentar colocar alguma coisa.

Há pessoas que se sentem incomodadas em ver outras se beijando, em qualquer lugar, não somente na televisão. Há mulheres que dão verdadeiros "chiliques" em casa, quando vêem suas filhas muito agarradas ou se beijando com os seus namorados. Não é preocupação com  a inútil virgindade não, é incômodo mesmo, porque a história de vida afetiva e íntima delas foi um verdadeiro desastre. Sexualmente elas só tiveram traumas, porque os maridos certamente, foram ou são verdadeiros animais, e isto acumula angústias e verdadeira ojeriza ao sexo.

No homem acontece a mesma coisa. Existem muitos homens extremamente falsos moralistas, cujas mulheres são umas verdadeiras vacas em casa (coitadas das vacas), em lares onde não existe carinho, afeto, boa relação e apenas um tolerando o outro por mais de trinta anos. Isto se traduz em que não é só a vida dela que é um inferno íntimo não, a dele também é uma desgraça.

Aí, o que acontece?

Por conta dessas frustrações começam a ver tudo o que diz respeito a relacionamento íntimo e a sexo como coisa imoral, desrespeitosa, pecaminosa, proibitiva e por isto fazem esse tipo de acusação.

As novelas das seis e das sete da Globo são verdadeiras água com açúcar, que faz mais a gente rir do que outra coisa. A das nove, tradicionalmente, traz temas mais pesados, porém sem todo esse nível de imoralidade que querem pexar. Há sim, infidelidade conjugal, mas, quem foi que disse que foi a televisão que inventou isto? Será que tem gente tão ingênua pra não saber que é a realidade nua e crua do comportamento da sociedade? Mesmo assim os encontros sexuais são mostrados de forma discreta e nem seios femininos são exibidos.

Na novela "O Astro", esta que está sendo levada ao ar depois das onze da noite, esta sim, chega a mostrar um pouco mais, já que o horário permite. Mas, mesmo assim, nada que deva ser qualificado como imoralidade.

Se alguém quiser fazer um levantamento criterioso, utilizando esses detalhes que a sociedade chama de "baixaria", comparando as quatro principais redes de televisão brasileira, vai perceber que a Globo é um verdadeiro convento de freiras. Basta fazer a comparação.

Por que atacam tanto a Globo? Por que só a Globo?

A síntese de tudo é que o sucesso incomoda, a competência incomoda e não é coisa de  hoje.

O projeto Criança Esperança não é motivo para críticas e muito menos merece ser destruído pelo ódio e a inconseqüência de alguns, é motivo para elogios e por isto, aplaudamos:

Carinhosamente

Alamar Régis Carvalho

www.alamarregis.com

.

Plim Plim!!!

.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!