Conheça o RIC – Sua nova Carteira de Identidade

R I C – REGISTRO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL

Até 2017 o Governo Federal espera que 150 milhões de pessoas tenham sido recadastrados no RIC, projeto que contempla um documento único e com chip para todos os brasileiros.

ric1-zoom Modelo do RIC, ainda em estudos: tecnologia a serviço da segurança.

Até o fim deste ano, os brasileiros passarão a ser identificados com um novo número de identidade, o Registro de Identificação Civil (RIC).

O novo documento tem o objetivo de unificar as bases de cadastros de cidadãos, que atualmente é separada por unidade federativa e, assim, permite que uma mesma pessoa tenha até 27 números de Registro Geral (RG) diferentes. Do ponto de vista da segurança, a grande mudança está na tecnologia envolvida na confecção do novo documento, que se assemelhará a um cartão de crédito.

 

RESUMINDO: A carteira de identidade, o passaporte, o CPF, a carteira de motorista e a carteira de trabalho, além de outros documentos, passarão a ter o mesmo número de registro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na semana passada, a lei 12.058, aprovada pelo Congresso no mês passado , que unifica os documentos num único registro de identidade civil. A medida é válida para os brasileiros natos e naturalizados.
A implementação do registro único deve começar dentro de um ano. A União poderá firmar convênios com os estados e o Distrito Federal para implantar o número único e trocar os documentos antigos de identificação. O Poder Executivo terá 180 dias para a regulamentação.

 

Tipo sanguíneo
O projeto aprovado no Congresso de autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP) também exige que a carteira de identidade contenha o tipo e o fator sanguíneo do titular e permite, a pedido do titular, que o documento contenha carimbo comprobatório de deficiência física, desde que esta seja atestada por autoridade de saúde competente.

 

Nova_Carteira_de_Identidade

VEJA O VÍDEO INSTITUCIONAL:

 

Saiba como vai ser para tirar a nova identidade

 

O novo número do RIC (Registro Único de Identidade Civil), que substituirá o RG a partir de outubro de 2010, terá um sistema complexo de tecnologia, que inclui microchip e dados gravados a laser em um cartão magnético para evitar falsificações e agilizar a transmissão de dados no território nacional.

 

Desta forma, o Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, pretende diminuir os riscos de falsificação e fraude de documentos.

Abaixo os passos para a retirada do RIC:

1. Vá até um posto de atendimento ao cidadão, onde hoje se tira o RG.

2. No local, serão providenciados a assinatura digital, a foto, as impressões digitalizadas e os dados: nome, data de nascimento, filiação e sexo. 
2. Essas informações serão enviadas aos órgãos regionais por meio de links diretos. 
3. Depois, os dados serão retransmitidos para o órgão central em Brasília. 
4. As digitais serão conferidas com as demais inseridas anteriormente em um arquivo de dados. 
5. Só então o número RIC será gerado e ficará arquivado no Cadastro Nacional de Registro Único de Identidade Civil. Assim, cada brasileiro terá um único RIC. 
6. Em seguida, o órgão central enviará ao órgão regional o número do registro do solicitante. 
7. Então, o órgão regional já estará apto a expedir o documento para o cidadão.  
8. Graças à centralização dos dados, será possível emitir a segunda via de seu documento em qualquer lugar do país.

9. O novo documento custará entre R$ 12 e R$ 17.
O governo disponibilizou o vídeo acima para esclarecer dúvidas.

Veja a matéria no Jornal Nacional que saiu no final de 2009. Tem outras informações.

 

 

FONTE: Agência Brasil, Veja, Globo

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!