SOBRE BLOGUEIRAS SUSAN (LUZIA) E D. LUPA (LILIAN)

Matéria sobre Lilian e Susan na revista Veja por Marcelo Marthe

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É GUERRA
Lilian, ou Dona Lupa (à esq.), e Susan: segundo o diretor Boninho, "duas mulheres cegas em suas paixões" rivais por Dourado e pelos coloridos.(Fotos Ernani d’Almeida) televisao12

Com o fim do Big Brother Brasil 10, na semana que vem, muitos espectadores sentirão alívio por se ver livres daquela gente exibicionista e barraqueira. Mas não Lilian Novaes, dona de casa de classe alta do Rio de Janeiro. "Sempre sinto um vazio terrível. Para recuperar as forças, meu remédio será fazer um cruzeiro pela Escandinávia", diz ela. Da mesma carência padece Susan Mello, gerente de banco da cidade fluminense de Niterói. "Meu marido me flagra pelos cantos choramingando: ai, que saudade dos meus brotherzinhos", afirma. Lilian e Susan travam uma batalha acirrada pelo título de blogueira amadora mais influente do Big Brother Brasil. Mulher de um executivo das Organizações Globo, Lilian incorpora na internet, desde 2003, uma certa "Dona Lupa". À frente do blog Tevescopio, com 40 000 acessos diários, ela torce desbragadamente para os participantes com quem simpatiza e monitora até os detalhes mais fátuos de suas rotinas (daí a menção à lente de aumento). O De Cara pra Lua, criado por Susan em 2004, a despeito de enveredar por tentativas de análise, oferece o mesmo tipo de coisa. Embora menos visitado (são 35 000 acessos por dia), faz barulho suficiente para tornar Susan outra figura prestigiada. Assim como se dá em relação à rival, seu site é acompanhado com atenção pela própria Globo. Na atual edição, Lilian é a ponta de lança da torcida do machão Marcelo Dourado. Susan, naturalmente, está no front oposto: toma as dores da ala colorida da casa. "São duas mulheres cegas em suas paixões", diz o diretor Boninho.

A dupla é a expressão extrema de um fenômeno que se faz notar com força na atual edição: a proliferação de brigadas de fãs que se engalfinham na internet e promovem mobilizações maciças nas votações. "O Big Brother tornou-se um negócio para profissionais", diz Susan. Profissionais não pagos, ressalve-se: ela e sua concorrente não ganham um tostão com o que fazem (Lilian, de fato, até põe dinheiro do bolso, pois mantém assistentes e uma parafernália tecnológica). As duas assistem a quase vinte horas diárias de transmissões em pay-per-view. Susan, de 48 anos, tira férias para se devotar à rotina dos participantes, e ainda gasta os fins de semana debatendo a ética deles no "jogo". Lilian, de idade não revelada ("Pode pôr aí que já passei há muito tempo dos 50 anos"), comanda vigílias nas madrugadas para fiscalizar as provas. "Como não trabalho, tenho o privilégio de acompanhar cada vírgula", diz. Nos três meses de duração do BBB, o dia a dia da família muda, pois "Dona Lupa" transforma a sala de estar de seu apartamento na Zona Sul carioca num bunker com computadores e televisores – todos plugados, de preferência, em Marcelo Dourado (que, na cegueira da paixão, ela considera ter "uma retórica fantástica e um corpão alucinante"). "Ai de meu marido e de minhas filhas se ousarem quebrar minha santa concentração", diz.

O voyeurismo explica por que milhões de espectadores continuam a se render ao Big Brother – mas por si só não justifica tais fixações exacerbadas. "Podemos enxergar nisso um desejo de ser o centro das atenções. Ou um mecanismo de fuga: assiste-se à vida dos outros para não ter de viver a sua", diz a psicóloga Lidia Weber. Essas hipóteses talvez sejam ainda insuficientes para dar conta desse universo – inclusive porque as fronteiras entre a vida das blogueiras e a de seus ídolos do BBB são borradas. Susan diz ter ficado amiga de ex-participantes como Sabrina Sato. "Ela não se esquece de mim nem nessa sua fase superstar", diz. Lilian não fica atrás. Travou amizade com parentes de big brothers. E, ao fim de cada edição, convida os preferidos para jantar com ela. Ela os vê com cumplicidade. "Montei um estúdio para acompanhar o programa em minha casa na serra. Mas não consigo ir – aqui me sinto mais perto deles", diz.

Susan e Lilian já foram recompensadas com visitas à casa do BBB. Hoje, não mais. "A briga entre elas virou uma coisa tão louca que vetei as duas", diz Boninho. Não é mesmo aconselhável convidá-las para um mesmo programa. Lilian acusa Susan de vira-casaca – ela foi contra o gay Jean numa edição anterior do BBB e agora, denuncia, estaria posando de anti-homofóbica. "Eu sou uma mulher verdadeira. Não preciso me esconder atrás de nome falso", diz Lilian (para, em seguida, sussurrar: "Você sabia que ela não se chama Susan coisa nenhuma? É Lu-zi-a"). Responde Susan: "Se cada uma cuidar do próprio quintal, o jogo fica mais bacana". Essa máxima faz pensar que, talvez, ela tenha lido o Cândido, de Voltaire... Não, Voltaire é que leu as Susans de seu tempo.

Essa matéira está na revista Veja desta semana. Não recebi a revista impressa ainda (deve chegar hoje), mas quando chegar, se tiver mais alguma coisa sobre a blogueira Top Top posto aqui pra vocês.

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2 comentários:

  1. Parabéns ao Rodrigo Dourado editor chefe do BBB.
    É Marcelo Dourado, para tudo se tem explicação.

    André

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  2. Rodrigo Dourado não é parede de Marcelo Dourado.

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