Admirador e antipatizante de Dourado falam sobre lutador

Fonte: Folha Online 10/03/2010

Nesta edição do podcast da Folha Online sobre o "Big Brother Brasil 10", a repórter Carol Nogueira conversa com o jornalista Rodrigo Russo, da Folha, e a blogueira Susan Mello sobre o candidato favorito a levar o prêmio do reality show.

Transcrevi aqui a entrevista, mas se quiser pode ouvir no site da Folha Online. Para ouvir o Podcasts, Clique Aqui

Carol Nogueira: Olá, esse é mais um PodCast sobre o Big Brother da Folha Online. Eu sou Carol Nogueira. Tô aqui com Rodrigo Russo, repórter da Ilustrada e Susan Mello, blogueira do De Cara Para a Lua. Oi Susan, oi Rodrigo.

Susan Mello: Oi Carol, tudo bom, boa noite oi galera aí da Folha online que vai estar escutando a gente, boa noite Rodrigo.

Rodrigo Russo: Boa noite Susan, boa noite aí a todo mundo que tá ouvindo.

Carol Nogueira: Bom a Susan tem começado uma campanha contra o lutador Marcelo Dourado no Big Brother e Rodrigo está aqui pra fazer o papel inverso. Ele vai defender o lutador, as atitudes do lutador. Queria saber da Susan, porque ela começou essa campanha?

Susan Mello: Primeiro assim, eu não comecei campanha contra ninguém....a gente tá discutindo o jogo. No momento assim o favorito é o Dourado e o que eu estou tentando discutir, são os motivos desse favoritismo e o que ele tem representado, uma parte da torcida, que não é toda também e quero deixar isso claro, tem cristalizado alguns sentimentos ruins de preconceito, então é isso que estou discutindo, não tô em campanha nenhuma contra Dourado não.

Carol Nogueira: Entendi Susan, mas então porque que você acha que as atitudes dele têm que ser repensadas como você escreve no Blog?

Susan Mello: Porque não foi bem quando ele virou favorito. Eu acho que foi quando o Dourado começou a dar algumas declarações bastantes polêmicas e foi nesse momento, a gente vinha até então apreciando o jogo dele, e no momento que ele começa a dar declarações polêmicas, que foi que a gente começou a discutir essas declarações e o que elas implicavam...a questão de que o hétero não pega AIDS, a questão que ele botou dentro do mesmo saco os gays, junto com nazistas, bandidos, ladrões enfim...então isso aí a gente começou a discutir. Porque isso começou a atrair uma parcela do público que gostou disso e começou a se organizar em torno do nome dele pra fazer um campeão porque gostou dessas idéias.

Carol Nogueira: E você Rodrigo?

Rodrigo Russo: Bom eu queria deixar claro que não faço as defesas dessas idéias, discordo da grande maioria das idéias que ele apresenta no programa, mas acho que ele é um personagem polêmico e cativante. Ele é importante para a edição do programa. Eu acho que, se a gente parar pra pensar a edição do programa tem um material farto, graças à presença do Marcelo Dourado.e graças à não eliminação recente como aconteceu com a outra ex-Big Brother. Acho que esse foi o fator chave, ele não ter sido eliminado na segunda semana porque talvez não desse pra explorar todos esses lados que ele tem mostrado e alguns deles são muito controversos e muito errados mas eles estão vindo à tona e a gente tá discutindo essas questões. Acho que isso é importante.

Carol Nogueira: Você concorda ou você discorda Susan?

Susan Mello: Eu acho que ele entrou com essa vantagem,né? A vantagem dele já ter participado do jogo e tendo essa vantagem na mão ele se utilizou dela, e encontrou um grupo fraco, isso eu não coloco em questão tá? O que eu coloco em questão, não é a questão do Dourado jogador. Apesar de eu achar que muitas coisas que ele faz é bem parecido com o que o outro grupo faz e que é desculpado pela torcida. Mas de qualquer forma assim, eu acho que toda essa carga de valores que ele trouxe pra discutir dentro do Big Brother e o Big Brother não é só um jogo de pecinhas de tabuleiro. Esses valores que ele trouxe para discutir é que são questionáveis e são eles que eu estou questionando entendeu? Porque o Big Brother não é só um jogo de tirar as pessoas, pessoas não são peças, são pessoas que tem sentimento e que tem opinião sobre o mundo e quando a gente julga, a gente julga também esse tipo de coisa. As opinões sobre o mundo, as atitudes, enfim é isso.

Rodrigo Russo: Sobre esse ponto de vista eu não posso falar nada eu não tenho do que discordar de você aí. Eu acho que os valores que ele apresenta são errados, as coisas que ele fala em rede nacional eu nunca falaria. Nunca. Eu teria vergonha de falar qualquer coisa parecida e saber que tô sendo julgado por isso. Agora, o que eu acho que tem que ser discutido é porque é que a gente tem tanta mobilização em torno de um programa e em outros temas importantes a gente num.....por exemplo: Todos esses temas que ele tá discutindo são temas que no fundo existem na sociedade, preconceito, Aids, medo do diferente, tudo isso existe. Pô porque que a gente tem que esperar um cara, controverso, aparecer num programa de rede nacional para discutir esses temas e ter essa mobilização enorme de internet, gente contra, gente a favor, gente oferecendo dinheiro para eliminar, gente se juntando para votar nele por nada sabe? Acho que essa mobilização que a gente podia parar pra pensar.

Susan Mello: Eu acho assim, eu acho que qualquer momento é momento da gente travar esse tipo de discussão? E o Big Brother, no meu entendimento, é um fórum perfeito pra isso como qualquer outro e esse momento é o momento perfeito como qualquer outro. O interessante é que o Dourado levou essa discussão para dentro do Big Brother. E porque que a gente não vai travar essa discussão se ela tá lá? Só porque é um Big Brother? Acho que não, entendeu? Acho que não, pelo contrário, o Big Brother é o programa de maior audiência da televisão brasileira na atualidade . Então se ele permite que a gente discuta esses assuntos, esclareça a população eu acho que é mais que obrigação que a gente faça. Agora, concordo contigo. Eu discordo dessa coisa de dar dinheiro, de pagar pras pessoas votarem contra, entendeu? Acho completamente contra isso, acho que...eu sou a favor do debate. Eu quero é debater o porque que essas idéias hoje encontraram tanto respaldo e tantas desculpas perante o grande público. Essa é a minha questão.

Carol Nogueira: Susan, eu só queria entender uma questão que você colocou antes do Rodrigo te responder. Você falou sobre vantagem, sobre o Dourado ter vantagem. Seria porque ele é ex-bbb?

Susan Mello: Sim eu acho que ele já se conhece dentro do confinamento. Além de conhecer o mecanismo de como é estar lá dentro, que é uma sensação diferente, ele conhece o mecanismo do programa e principalmente ele se conhece. A Débora Secco, na semana passada, no programa da Ana Maria, ela deu um depoimento interessante, que ela participou dois dias lá dentro da casa e ela disse que deu uma sensação assim de solidão, de saudade de pessoas que ela via poucas horas. E lutar com isso é o grande desafio de quem estár lá dentro. E quem já esteve lá, já sabe como reage, e fica mais fácil do que pra quem está indo pela primeira vez. Então eu acho que ele entrou em vantagem sim.

Rodrigo Russo: Susan, eu acho que não é esse o ponto em que o Dourado ganhou, até o momento, a popularidade dele no jogo, até porque a Jose foi eliminada na primeira semana e eu acho que a condição de ex-BBB podia ter atrapalhado como a tendência que Jose foi eliminada porque “ela tá roubando a minha vez” “ela já teve aqui”, então, ele tinha 12 pessoas lá contra ele, de início. Doze contra e uma a favor que saiu na primeira semana. O problema é, aí eu concordo, as idéias dele são erradas? São. Ele tá falando bobagem pra caramba? Tá. Mas o público gosta do que? Eu não acho que seja uma questão das idéias. Eu acho que é uma questão de como ele é colocado perante o público. Ele é um cara polêmico, ele é o cara que vai lá e fala. Todas as idéias dele somadas não dão mais que 1 real. Se muito. Sobre esses temas polêmicos. Agora, ele é o cara da edição ali. Ele é o cara que organiza o jogo. Ele é o cara que fala assim, você é o leva e traz, você é esse aqui, você é o polêmico, você é o errado, eu to o certo. Ele é o único participante ali, se a gente pensar bem, que está tendo uma atitude diferente dos artistas que fizeram A Fazenda, que eu não sei se você acompanhou. Eles passavam o dia sem fazer nada. Então acho que é isso. O problema é: Que outro participante pode, nesse momento, em que as cartas já estão dadas, e você já está jogando, sei lá, com o seu jogo distribuído, que participante pode virar a mesa dele, que participante pode se colocar numa atitude de ganhar esse público. Porque tem um público insatisfeito com ele aí, como você representa parte dele, dessas idéias que ele tá propagando de forma realmente, em TV aberta, numa rede nacional, em programa de audiência, você não pode falar esse tipo de bobagem, ou você não pode deixar que esse tipo de bobagem seja assumida como verdade, o que é pior, e aí eu não sei se o erro é dele. Mas que participante vai fazer isso por exemplo.Vai ter essa postura de organizar e centralizar o jogo sabe?

Susan Mello: Esse é o grande desafio dessas últimas 3 semanas de jogo e se não aparecer, as coisas estão se configurando de tal maneira que tá difícil de aparecer, concordo contigo. Se não aparecer ele ganha.

Rodrigo Russo: Ah...eu acho que tem muita coisa aí pra acontecer, como diriam aí os gênios do futebol o jogo só acaba quando termina. E realmente, eu acho que alguém vai ter que assumir esse papel. O Dicésar que era um cara que podia assumir por tudo o que ele é, por toda a história que ele tem, foge do conflito. Quando ele tem a oportunidade de mostrar, “Pô porque você está me indicando?” Meu porque eu não concordo com você, porque você é falso isso e aquilo ele fala “Ah, você vai sair, você vai se livrar dessa”. Pô joga aberto. Acho que essa é a diferença. As pessoas estão lá em colônia de férias. Você tá disputando Um milhão e Quinhentos Mil Reais, grana pra caramba e age como se: Ah estou passando férias da minha vida normal? Pelo amor de Deus.

Carol Nogueira: Tá certo. Gente queria agradecer a participação de vocês. Obrigada Susan, obrigada Rodrigo.

Fonte: Folha Online

Analisando: Dourado não foi ao BBB para fazer declarações sobre isso ou aquilo. Ele apenas convive com outras pessoas 24hs por dia. Naturalmente que essa convivência gera conversas entre os participantes sobre os mais variados assuntos, e nada mais natural, em uma conversa, expor sua opinião sobre o assunto falado, estando ela errada ou certa, seja por conhecer o assunto profundamente ou não. Ele não fala as bobagens que fala pensando que a população vai tomar sua opinião como verdade.

Ele não levou nenhum tipo de discussão para o BBB. O que aconteceu e acontece é que a torcida contra, distorceu e distorce cada palavra que ele fala para poder atacar.

Todos os blogueiros se visitam e se leem e Susan, dona do Blog De Cara Pra Lua, faz parte da torcida anti-dourado. Em seu blog, nesse BBB, ela não defende nenhum participante e faz sim campanha contra Marcelo Dourado. Todos no BBB são jogadores e alguns com defeitos até piores e gritantes. Mas esse não são sequer comentados.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!