Os brutos também jogam

Matéria da Revista Época -  Para ver no site clique aqui.

POLÊMICO
Dourado fala no confessionário do BBB. Ele intimida, arrota e xinga, mas lidera em popularidade no BBB

Por MARTHA MENDONÇA

V5Dxb52f5EYnXaz43B5Nv1 O BBB10 não é colorido; é dourado.

A frase que ganhou a internet reflete a surpresa que cerca a décima versão do Big Brother Brasil que está no ar. Pela primeira vez havia no grupo dois gays e uma lésbica, todos assumidos. Mas eis que, no reino da diversidade, quem tem tudo para ganhar é um gaúcho musculoso, professor de artes marciais e com um discurso antagônico à causa homossexual. Marcelo Dourado, de 36 anos, tem a preferência disparada dos telespectadores brasileiros, de acordo com as pesquisas de vários sites e blogs. No Big Blog, do jornal O Globo, tem 53%. Em segundo lugar, o professor de educação física Cadu tem apenas 17%. Por que Dourado é o queridinho do Brasil, um país que já deu a vitória do BBB a um homossexual (Jean Wyllys, do BBB3) e sempre gostou de premiar os pobres e perseguidos?

Os especialistas em psicologia e comunicação de massa apontam para a mesma explicação: Dourado, mais velho e mais experiente do que os demais, encarna o papel do grande líder, ou grande pai. Ele fala melhor do que os outros e suas frases parecem ter a força da verdade. Sabe ser carinhoso, tem uma palavra de conforto mesmo para os não aliados e pede desculpas quando acha que passou do ponto. O psicanalista carioca Francisco Daudt classifica Dourado de “manipulador e ditatorial, mas carismático”. Filósofo e professor da Escola de Comunicação da UFRJ, Henrique Antoun diz que Dourado ganha admiradores por seu estilo direto. “Ele deixa claro que está ali pelo dinheiro e que vai lutar até o fim. As pessoas admiram esse comportamento aguerrido”, afirma.

O jornalista e apresentador do programa, Pedro Bial, vai pelo mesmo caminho: “O público deseja um líder cheio de certezas, sempre assertivo, o grande guia que oferece respostas simples para todas as questões – sempre com o subtexto da violência como solução. Isso assusta alguns, mas seduz outros”.

….Gosta de desenhar histórias em quadrinhos e chegou a fazer aulas de dança antes de enveredar pela luta marcial. “Ele tem um lado machista, como todo brasileiro, mas é afetuoso e tem a cabeça aberta”, afirma a mãe. “Não tem nada de homofóbico.” Dourado chegou a ser campeão internacional de jiu-jítsu em 2007, na faixa marrom, e deu aulas de boxe em academias do Rio de Janeiro. Vivia de aluguel com amigos no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, mas no ano passado vendeu carro e moto e foi morar na Nova Zelândia. Queria dar aulas de luta. Não conseguiu e, para se manter, trabalhou como segurança de boates. Assim que voltou, surgiu a oportunidade de participar de novo do Big Brother. Não hesitou. Embora não fale dela no programa, Dourado tem uma namorada, a comerciante carioca Érika Barbosa, mãe de uma menina de 7 anos. Os dois estão juntos há cinco anos.

"O público deseja um líder cheio de certezas, sempre assertivo, o grande guia", PEDRO BIAL, apresentador do BBB

forcewithus No Orkut, há centenas de comunidades sobre o lutador – a grande maioria positiva. A maior é Marcelo Dourado MestreBBB10, ilustrada com uma montagem do brother sobre o cartaz do filme O Todo-Poderoso, com o planeta nas mãos. Tem 609 mil membros. A comunidade mais numerosa contra ele, Eu Odeio o Dourado, tem só 18 mil. No Twitter as referências são incontáveis e oscilam ao sabor das provocações de Dourado. Em uma ocasião, ele se disse “vítima da heterofobia”. Noutra, saiu da mesa do almoço porque Serginho falava de baladas gays. Num momento de extrema sinceridade, disse que a lésbica Angélica (já eliminada do programa) merecia que ele lhe quebrasse os dedos. Graças a isso, virou motivo de campanha dos grupos de defesa dos direitos dos homossexuais, chamou a atenção de celebridades internacionais como Boy George e foi citado em publicações estrangeiras de público gay. Ainda assim, não lhe faltam admiradores famosos. Ronaldo Fenômeno disse que torce por ele, assim como o cantor Tico Santa Cruz, que foi seu aluno. E Dourado exerce um fascínio visível sobre Dicésar, um dos gays do programa que vira e mexe é flagrado pelas câmeras admirando o corpo sarado do rival e fazendo comentários picantes.

….Com seu jeito bruto, Dourado está no centro da “dramaturgia” do BBB10. Uma de suas várias tatuagens mostra um samurai em cuja saia está estampada uma suástica. Os amigos e alunos judeus vieram a público defendê-lo, e o assunto morreu. Ele já esteve na quarta versão do BBB, em 2004. Os novos moradores trataram de dizer que ele já tivera sua chance e o isolaram. Rejeitado, chegou a chorar. Seu comportamento virou depois de saber que fora escolhido pelo público para ter o poder de veto em um dos paredões. Percebeu que tinha um fã-clube e passou a ser mais falante – sem deixar de arrotar à mesa e bater recordes de palavrões ao vivo. Agora lidera o grupo mais forte da casa e já sobreviveu a três paredões que eliminaram seus desafetos – o último deles com votos de 92 milhões de pessoas. Resta saber se, com tanta polêmica, o lutador vai ter fôlego para permanecer no ar até soar o gongo, em 30 de março.

Fonte: Revista Época

go_dourado__

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!