TORCIDAS: PRÓ-DOURADO E ANTI-DOURADO – Isso se aplica a todas os blogueiros e formadores de opinião.

Isto se aplica para blogueiros, formadores de opinião e comentaristas contra qualquer pessoa e, nesse caso específico, contra qualquer participante do BBB.

Todos temos direito à  Liberdade de Expressão, mas essa liberdade não é ilimitada como muitos acham.

Li isso num texto jurídico com o qual concordo plenamente

Todos nós  podemos expressar opiniões sobre qualquer pessoa ou assunto, isso é um fato, Desde que essas opiniões não discriminem, não ofendam e não gerem preconceitos cruéis que produzam desconforto, males psíquicos e psicológicos. Esse tipo de comportamento é conduta reprovável e recriminável.

Devemos respeitar o direito alheio de expressar suas opiniões e impressões íntimas, mesmo que errôneas, por ignorância e/ou desconhecimento e que venham a se materializar a público. (essa passagem se aplica sobre o comentário infeliz de Dourado sobre Aids e por cujo comentário ele foi execrado por alguns blogueiros no intuito de tirarem ele do programa).

Vejam mais em: Recanto das Letras -  O Direito de Expressar Opiniões Polêmicas

Esse texto se aplica tanto para quem ataca Dourado com calúnias e difamações bem como  para quem faz o mesmo com outros participantes.

Liberdade de Expressão e Crimes contra a Honra

Esse texto é de autoria de Paulo Tadeu Rodrigues Rosa e foi publicado no Recanto das Letras em 25/11/2007.

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país, o direito de expressão, mas este direito não é ilimitado, e encontra-se sujeito as disposições estabelecidas na Lei Federal que cuida dos crimes de Imprensa, no Código Penal, Código Penal Militar e na Constituição Federal.  
As pessoas respondem pelos atos que praticam e é por isso que a Constituição Federal de 1988 veda expressamente o anonimato. Um texto escrito por qualquer pessoa que se esconde atrás do anonimato, muitas vezes por falta de coragem, é um texto sem valor.  
Toda a pessoa que se sentir ofendida por comentários indevidos que buscam desrespeitar a sua honra, poderá propor as medidas cabíveis na espécie perante o Poder Judiciário, que é o guardião dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.  
Existem pessoas que estão acostumadas a fazer comentários negativos de seus desafetos. Esse procedimento que vulgarmente é conhecido como fofoca, poderá gerar responsabilidades aos seus autores, tanto no âmbito penal, como na seara cível.  
Afinal, todos podem se manifestar, mas devem respeitar a honra subjtiva das pessoas, sob pena de ficarem sujeitas aos preceitos estabelecidos no Código Penal.  
O militar que não respeita a honra de um outro militar ou mesmo de um civil, desde que o fato tenha ocorrido no exercício da função, poderá ficar sujeito as disposições estabelecidas no Código Penal Militar, e também a medidas na seara cível.  
Nos condomínios, aqueles que se dedicam a prática de comentários maldosos, ou mesmo pejorativos em desfavor de outros condomínos, também ficarão sujeitos as disposições estabelecidas no Código Penal.  
Além das disposições penais, a pessoa ainda poderá ingressar com uma interpelação judicial, com o objetivo de esclarecer os atos que estão sendo praticados em seu desfavor, em especial, em desfavor de sua honra.  
É por isso, que não se deve confudir liberdade de expressão com princípios ilimitados. Todos podem e devem manifestar o seu pensamento, mas em conformidade com a lei.  

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil. Fonte: RECANTO DAS LETRAS

Então pessoal, vamos ser mais conscientes de nosso papel na BBBnet e fazer comentários com responsabilidade.

lindo

Dourado é um ser humano como outro qualquer com virtudes e defeitos mas que respeita o próximo seja ele adversário num jogo, nas lutas que participa, seja gay, hétero, negro ou judeu.

Essa violência moral contra ele é uma vergonha.

GO DOURADO GO!!!

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!