O Menino Deus de Dourado

Marcelo Dourado , Professor de Educação Física, ex-morador da Visconde do Herval e vencedor do BBB 10.

Fonte: CONHEÇA SEU VIZINHO / MARCELO DOURADO

meninodeus7ghQuem nunca veio a Porto Alegre ou conhece pouco a cidade deve ter estranhado a insistência do campeão do Big Brother Brasil 10, Marcelo Dourado, em relembrar, em declarações e entrevistas, sua identificação com o bairro onde passou a maior parte de sua vida – o Menino Deus.
A paixão pela região ficou ainda mais evidente quando o professor de Educação Física atendeu ao telefone e soube que Zero Hora dedicava um jornal somente para o bairro. Dourado aceitou na hora o convite para participar da seção Conheça seu Vizinho, mesmo em meio a uma agenda lotada de entrevistas e compromissos em sua passagem pelo Estado.
No final da semana passada, o lutador, que morou na Rua Visconde do Herval até os 32 anos (hoje ele tem 37 anos), guiou a reportagem até o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na Gonçalves Dias, onde começou os treinos de judô e kempo na infância. Dourado escolheu ser fotografado no local, hoje em péssimo estado, como forma de chamar a atenção para um espaço que considera fundamental para a sua formação e que poderia estar fazendo o mesmo para as novas gerações. Além disso, o campeão do BBB é colorado, e o bairro sempre garantiu a proximidade com o Estádio Beira-Rio.

Conheça, no questionário ao lado, um pouco mais da relação de Dourado com o Menino Deus.

ZH Menino Deus – Como você definiria a região, em uma palavra?
Marcelo Dourado – O melhor bairro do mundo.
ZH – Qual a rua mais charmosa?
Dourado – A Avenida Getúlio Vargas. Acho a Getúlio demais.
ZH – Qual sua lembrança mais remota sobre o bairro desde que mora aqui?
Dourado – Eu era muito pequeno e vinha para a casa da minha bisavó, que era ali na frente do Eucaliptos. Minhas primeiras memórias com o bairro são junto às primeiras memórias da minha vida. Minhas primeiras memórias são do Menino Deus.
ZH – Como é o vizinho ideal?
Dourado – Aquele que não reclame de barulho, de bagunça.
ZH – O que mudaria no bairro?
Dourado – Revitalizaria o Cete. Seria a primeira coisa, pois está abandonado.
ZH – O que nunca mudaria?
Dourado O resto todo.
ZH – Escolha uma trilha musical para a região.
Dourado – Nossa. Boa essa, hein? Não posso errar. Mighty Long Way, do Fishbone, que é muito boa. E Hope I Never Lose My Wallet, do Mighty Bosstones. Marcaram muito a minha vida no bairro e têm a ver com amizade.
ZH – Uma frase para os vizinhos.
Dourado – Saudade deles todos, do tempo em que eu andava pelo bairro.
ZH – Como Porto Alegre seria sem o seu bairro?
Dourado – Não ia ser a mesma. O Menino Deus é o charme da cidade.
ZH – Uma história com o bairro.
Dourado – Nossa! Várias. Minha vida toda é no bairro. Teria que escrever um livro para contar tudo o que aconteceu. Acho que a principal história é a minha formação como lutador, dentro do Cete. Foi muito marcante. Não mudou só a minha vida, como a de muitas pessoas, amigos meus, que hoje são lutadores, médicos, advogados, pessoas bem-sucedidas e que começaram no judô aqui. Foi uma escola muito grande, uma história de conhecimento, de valores.

VÍDEO DA ENTREVISTA

 

As dicas sobre o bairro

Um recanto escondido: “Praça Israel. Gosto muito dali. Ficava conversando com meus amigos depois dos treinos. Gosto muito do Marinha também.”

Um restaurante: “O cachorro-quente do Élio.”

Um detalhe para observar: “A convivência entre as pessoas. É muito legal. Parece uma cidade do Interior dentro de Porto Alegre. E é legal por causa disso. Todo mundo se conhece, desde pequeno.”

Um lugar para caminhar: “O bairro todo. É um bairro feito para caminhar.”

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!