SOM BRASIL: Gerações sem conflito

Vez em quando encontro matérias sobre assuntos que eu gostaria de postar aqui no Blog….e aí me lembrei do programaSom Brasil, que não é um reality, mas apresenta muitos artistas novos e muitas vezes completamente desconhecidos pelo grande público, mas que são excelentes artistas.

image

Encontrei uma matéria no site “O São Gonçalo” falando exatamente sobre isso.

Transcrevo abaixo a matéria que encontrei, mas aproveito e recomendo para quem nunca assistiu, pois vale à pena:

Os programas musicais parecem ter saído de moda na tevê brasileira. Mas existem produções que ainda tentam resgatar esta tradição nacional. Esse é o caso do "Som Brasil", da Globo. Com a proposta de trazer "clássicas" composições da música cantadas pela nova geração da MPB, o programa foge a linha dos "realities" e mostra arranjos ousados desenvolvidos pelos convidados. "A intenção mais forte do 'Som Brasil' é construir uma ponte entre esse grande legado da música brasileira e as novas caras do mercado. Nesses cinco anos no ar, essa sempre foi a maior preocupação", garante Luiz Gleiser, diretor-geral e diretor de núcleo do programa.

image

Em agosto, a produção homenageia Assis Valente, o mais brilhante pupilo de Heitor dos Prazeres, sambista carioca. Mais conhecido por composições como "Brasil Pandeiro" – com a famosa interpretação dos Novos Baianos –, o músico baiano já foi escolhido desde 2010 para estar na programação deste ano. "Somos uma equipe de 10 pessoas para as três seleções: homenageado, músicas e bandas. São reuniões longuíssimas", explica Luiz. Para esta apresentação, a equipe escolheu o performático Thiago Pethit, o Breque Moderno – formado por Soraya Ravenle e Marcos Sacramento –, a banda feminina Samba de Rainha e a cantora Vanessa da Mata. Que, inclusive, já gravou a música "Alegria", de Assis, com novo arranjo. "Já é a segunda vez que participo do programa. E vir para homenagear o Assis é especial porque, desde o meu primeiro disco, canto músicas dele. Aliás, antes mesmo de gravar eu já cantava outros temas", lembra Vanessa.

Já as interpretações mais surpreendentes do programa ficaram com o Breque Moderno, que cantou a rápida "Uva de Caminhão" sem ter de repetir a gravação, e com Thiago Pethit, que adicionou seus pratos e um baixo acústico nas versões de "Tem Francesa no Morro" e "Goodbye Boy". "A parte criativa é deles. Mas, quando tem algo que não é muito legal, a gente tem de dar uns toques", ressalta Yuri Cunha, um dos produtores musicais do programa. "Sempre dou palpites sobre as escolhas. Deixo claro o que eu gosto e não gosto. Mas a decisão final é da produção. E eu confio muito", explica Patrícia Pillar, que voltou a apresentar o programa neste ano. O Samba de Rainha, grupo menos conhecido dos quatro participantes, ficou com as músicas mais famosas de Assis: "Brasil Pandeiro" e "Boas Festas", "hit" de Natal gravado por Simone. "Os temas separados para cada banda também são bem pensados. Discutimos quem pode representar bem cada canção", explica Yuri.

Apesar de todo o processo e da grande equipe envolvida na produção, o "Som Brasil" apenas abocanhou a faixa da madrugada na Globo. O horário ingrato já foi motivo de discussão nos bastidores do programa. Mas, atualmente, a produção se diz satisfeita com o espaço. "Adoro que ele seja um programa da madrugada, pois podemos ter mais liberdade criativa e de ação", justifica Guto Graça Mello, produtor musical. Além disso, os apenas 9 programas ao ano também não são motivo de insatisfação para a equipe. "É um programa que dá muito trabalho! Priorizamos a qualidade musical e isso requer uma pós-produção também complicada", garante Luiz Gleiser.

Fonte: O São Gonçalo Texto de Manu Moreira (PopTevê)

.

O Formato Orignal do Programa.

 

O Som Brasil, foi criado pelo cantor Rolando Boldrin e sempre foi exibido pela Globo.

Antes tinha o objetivo de ser um programa de rádio mas a idéia era muito boa para a televisão.

O primeiro programa foi ao ar pela Rede Globo em agosto de 1981, com o objetivo de divulgar para o país a importância da música regional brasileira, que muitas pessoas das grandes cidades não sabiam. Era exibido nas manhãs de domingos, e tinha como tema de abertura a música Vive Vida Marvada, do próprio Rolando Boldrin que também era apresentador e diretor musical do programa. O programa sofreu várias modificações no formato e no roteiro ao longo dos anos, sendo dirigido e apresentado por vários artistas da emissora. Deixou de ser exibido em dois períodos: de 1989 a 1993, e de 1998 a 2007, e voltou à grade de programação em 2007, totalmente modificado.

Embora tenha perdido seu formato original, ainda continua sendo um programa excelente e com produção esmerada. Vale à pena ver.

Eu particularmente preferia o formato original onde era apresentado musicais regionais. Na minha opinião a nova modalidade poderia ser acrescentada mesclando os estilos, nunca substituído.

.

Fica a Dica.

image

Você pode ver vídeos das apresentações no site oficial do programa e também conhecer os novos artistas no Blog do Som Brasil.

.

barrinhas02

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário

Lora: Deixe seus comentários, mas não desrespeite os demais leitores. Sejam todos bem-vindos!